Soluções rapidas


SOLUÇÕES RÁPIDAS
Para não derramar o leite – Quando estiver fervendo, coloque na leiteira um pires de porcelana.
Filmes – Fita cassete deve ficar na própria embalagem. Coloque pedaços de giz ou cal nos compartimentos onde ficarão guardadas. Evita mofo.
A ponta da fita cassete soltou – Basta uma gota de acetona para colar de novo.
Discos de vinil empenados – Deixe-os em contato com vapor d’água por alguns instantes até ficarem flexíveis. Conseguindo isso, coloque-os um de cada vez entre dois vidros grossos com um peso em cima.
Você cortou os caules das flores e não quer que se afoguem no vaso – A saída mais prática é aumentá-las colocando-as dentro de canudinhos de refrigerante.
Na hora H você não acha o saca-rolhas – O jeito mais fácil de abrir a garrafa é colocar o gargalo embaixo da água quente. O calor expande o vidro e solta a rolha.
Óculos limpos e sem marcas – Pingue uma gota de vodca (vinagre também serve) em cada lente.
Goma para roupas nos tênis – Eles ficam sempre novos se forem pulverizados com bastante desta goma.
De repente a chave não roda na fechadura – Duas soluções possíveis são aquecer um pouco a chave com isqueiro ou fósforo, ou passar uma camada de parafina.
Tire o cheiro do peixe das mãos - Lave-as com vinagre ou água com sal.

Seus copos grudaram um dentro do outro – Para soltar sem quebrar, encha o copo de cima com água fria e mergulhe o que estiver em baixo em água quente.
Tem uma enlouquecedora torneira pingando – Enquanto não dá para consertar, amarre um barbante longo, de modo que a água escorra por ele até o ralo.
Problemas com botões – Passe esmalte incolor para disfarçar arranhões e devolver o brilho (no caso dos dourados e dos prateados). Uma pincelada bem no meio dos botões das roupas novas também evita que eles caiam (geralmente estão mal costurados, com a linha meio solta).
A máquina de lavar está fazendo espuma demais – Dá um susto, mas é simples de resolver; é só salpicar sal que a espuma desaparece.
Álcool no guarda-chuva – Para recuperar o colorido do tecido, esfregue álcool diluído em água.
A cozinha inteira está com cheiro de fritura – Experimente colocar um pires com um pouco de vinagre em cima do fogão ou da geladeira.
Giz na caixa de bijuterias – Guardar um pedaço de giz com as bijuterias evita que escureçam.
Pilhas que acabam de uma hora para outra – Para reaproveitá-las é só colocar para ferver em água. Funciona como uma nova carga.
Pedras preciosas brilhando – Para que seu anel de diamantes fique muito mais bonito, deixe-o de molho em água, sabão e algumas
gotas de amoníaco. Para dar mais brilho a qualquer outra pedra preciosa, experimente esfregar um pouco de creme dental e depois enxaguar em água limpa.

Jóias de ouro protegidas – Coloque sementes de tomate numa vasilha com água e ponha aí suas peças de ouro durante alguns minutos. Depois enxágüe bem e limpe com uma flanela seca. O resultado é excelente.
Água oxigenada clareia as unhas – Para deixar suas unhas bem claras, passe um algodão embebido em água oxigenada depois de retirar o esmalte. O resultado é ótimo.
Óleo e açúcar tiram asperezas – As mãos ásperas e grossas devem ser massageadas por alguns minutos com uma mistura de óleo e açúcar.
Para que você não chore enquanto descasca cebolas – Mergulhe-as por alguns minutos em água bem quente. Isso também facilitará o trabalho de descascá-las.
O chiclete grudou no cabelo? - É só passar clara de ovo que ele sai.
Creme caseiro para rugas na área dos olhos – Aplique, envolta dos mesmos, iogurte com mel. Deixe agir por 15 minutos e lave com água fria.
Vinagre tira umidade das mãos – Há pessoas que tem as mãos constantemente úmidas e lavar apenas não elimina a transpiração. Experimente acrescentar um pouco de vinagre à água que você vai usar e lave as mãos lentamente. O vinagre ajuda a retardar a formação do suor.
Use lápis para consertar zíper – Se o zíper encrencou, é muito fácil consertar: passe um lápis comum para baixo e para cima. O
grafite lubrifica as duas partes e faz com que o zíper passe a se movimentar sem problemas.

Como lavar calças plásticas – quando você for lavar as calças plásticas do nenê, junte um pouco de óleo na água. Isso ajuda a amolecer o plástico e evita que ele fique quebradiço ao secar.
Talco desfaz nó muito apertado – Para tirar um nó muito apertado de fitas ou cordões, experimente colocar sobre o nó um pouco de talco. Vai ser mais fácil desfazê-lo e você não correrá o risco de estragar as unhas.
Casa sequinha – Se você tem problemas de umidade em salas ou quartos, experimente colocar nos cantos uma vasilha com sal. Ele absorve toda a umidade.
Substitua o amaciante de roupas – Ponha meio copo de vinagre branco na água de enxágüe das roupas. Ele elimina toda a substância alcalina do sabão e fixa a cor do tecido.
Clara de ovo também é cola – Caso sua cola tenha acabado use clara de ovo ou esmalte incolor
Cola resistente para mármore – Faça uma cola resistente para peças de mármore, usando uma mistura de clara de ovo bem batida e cal viva.
Como consertar cristal ou louça – Misture clara de ovo com cal em pó e aplique em seguida nas partes que precisam ser consertadas.
Açúcar para desengordurar as mãos – Se suas mãos estão engorduradas, basta esfregá-las com uma colher se sopa de açúcar, enxaguá-las e depois lavá-las com sabonete comum.
Perfumes e colônias eternos – Deixe seus perfumes guardados num lugar seco e escuro. A claridade do sol, além de mudar sua cor, faz com que o aroma evapore mais depressa.

Sem parafusos soltos – Se os parafusos dos móveis ou das fechaduras estão sempre frouxos, retire-os e limpe-os cuidadosamente. Depois coloque um pouco de cola nos orifícios e torne a parafusar. Eles ficarão firmes por muito tempo.
Bolsas e sapatos de couro mais brilhantes – Bolsas de couro ficam mais brilhantes se forem limpas com lustra-móveis. Você pode usar a mesma receita para sapatos. Pode também, substituir o lustra-móveis por spray de limpar vidros.
Xampu para tapetes nas sapatilhas de tecidos – A melhor forma de limpar calçados de lona (e corda também) é esfregando com escova de dentes umedecida de xampu para tapetes.
Roupas brancas mais brancas – Para que a roupa fique bonita e brilhante, especialmente o algodão, ferva a roupa numa solução de água misturada com uma colher rasa de amoníaco, ou suco de limão.
Como limpar panelas queimadas – Encha a panela com água, junte uma cebola descascada e ferva até as partículas queimadas subirem à superfície da água.
Meias de náilon que duram – Conserve melhor suas meias de náilon lavando-as com uma mistura de água e vinagre. Pendure-as sem torcer e retire o excesso de água pressionando as meias com uma toalha felpuda.
Bórax para limpar o mármore – Você pode facilmente limpar objetos de mármore. Basta colocar metade de um limão dentro de um pano, mergulhá-los em água morna e depois, em bórax (que
você compra na farmácia). Por fim, esfregue a mistura no mármore, passe um pano úmido e dê uma polida com flanela.

Telefones, rádios, etc., mais limpos e brilhantes – Passe lustra- móveis e esfregue um pano macio.
Vinagre para limpar vidros – Acrescente meia xícara de vinagre a uma de água e passe nos vidros com um pano macio.
Tire o cheiro desagradável dos cinzeiros – Lave-os com água e vinagre.
Odores desagradáveis na geladeira – Ponha um pouquinho de algodão embebido em baunilha.
Torne o detergente mais eficiente – Dissolva algumas gotas de vinagre. Suas panelas ficarão brilhando e sem gordura.
FIM DAS MANCHAS

SOLUÇÃO DOMÉSTICA
– 1 colher (sopa) de amoníaco + 1 colher (chá) de vinagre + 1 copo d’água.
Sal ajuda a tirar manchas – Antes de usar qualquer produto para tirar manchas dos tecidos, passe sobre o local um pouco de sal de cozinha úmido. Ele vai fazer com que a mancha saia com maior facilidade.
Chocolate – Use solução doméstica ou glicerina líquida, espere meia hora e depois passe álcool e água.
Suco de frutas – Passe água gelada, depois solução doméstica.
Chicletes – Passe gelo, retire o excesso com uma faca e use um fluído de limpeza a seco. Depois use a solução doméstica.
Vinho, sorvete, leite, catchup – Limpe com solução doméstica.
Sangue – Aplique solução doméstica. Depois, se necessário, aplique outra solução (2 colheres de sopa de sal num copo d’água gelada).
Manteiga – Utilize fluído de limpeza a seco, depois solução doméstica. Ou passe álcool e depois água e sabão.
Vômito – Água (gelada) e sabão. Se quiser acrescentar removedor e desinfetante, faça um teste numa parte escondida do tecido.
Urina – Limpe com solução doméstica.
Vinho tinto – Salpique o lugar com bastante açúcar, molhe com água fria e esfregue a mancha até sair.
Manchas de esferográfica – Esfregue ligeiramente a área afetada com leite azedo ou com uma mistura de leite e vinagre. Repita essa operação várias vezes e as manchas desaparecerão.
Vinagre para limpar o assoalho – Para tirar manchas de cal ou tinta do assoalho, limpe-o com vinagre. Se a sujeira estiver muito grossa, raspe antes com uma faca.
Como salvar uma roupa de seda – O melhor método para tirar uma mancha de gordura de um tecido de seda é usar éter ou benzina. Assim, evita-se que a mancha se alastre e o tecido sofra qualquer alteração.
Pasta de dentes tira manchas – Os alimentos que levam na sua composição corantes artificiais deixam manchas difíceis de sair quando lavadas com água e sabão. Para que isso não aconteça, experimente passar um pouco de pasta de dentes sobre a mancha. Quando ela estiver completamente seca, enxágüe com água fria.
Retire as manchas de tinta - Você pode tirar as manchas de tinta de escrever dos móveis passando sobre estes um pedaço de batata crua.

Roupas sem chiclete – A goma de mascar que grudou nas roupas pode ser retirada se você passar clara de ovo antes de lavar. Ela serve para amolecer, ou passe gelo em cima do chiclete.
Para tirar manchas de queimado - Se ao passar a ferro você deixou uma mancha amarelada nas roupas de algodão, experimente mergulhar imediatamente em água fria e deixar a peça de molho durante horas. A mancha amarelada vai desaparecer totalmente.
Sem batom nos guardanapos - Para mover manchas de batom dos guardanapos é só esfregar um pouco de álcool de farmácia sobre o tecido. É tiro e queda.
Manchas de líquido nas roupas – Quando um líquido cair na sua roupa, não use água morna para retirá-la, pois isto firma a mancha, use água fria.
Um segredo para limpar a fórmica – Manchas na fórmica podem ser removidas com facilidade usando uma pasta de bicarbonato de sódio e água. Aplique sobre a mancha, deixe por alguns minutos e tire com um pano úmido.
Água oxigenada limpa manchas – Na hora de passar roupa branca, basta um minuto de distração e pronto, o ferro muito quente deixou aquela mancha amarela e feia no meio do tecido. Quando isso acontecer, passe água oxigenada sobre a parte afetada e em seguida lave apenas com água.
Para limpar manchas de piche – Se você sujar os pés ou outras partes do corpo com piche, que às vezes polui as praias, poderá remover as manchas esfregando um pouco de gordura ou mesmo óleo de cozinha.
Vinagre tira manchas de mofo – Para uma peça de madeira manchada de mofo, nada melhor do que limpar com vinagre fervido.

Retire manchas de gordura – Se algum tecido ficou manchado de gordura, experimente colocar um papel impermeável embaixo da mancha e depois passar por cima o ferro bem quente. O papel absorverá completamente a gordura, fazendo a mancha sumir.
Tire as manchas de ferrugem – Se você achar dificuldade em tirar manchas de ferrugem dos tecidos, passe uma mistura de suco de limão e bicarbonato: 1 colher (de chá).
Graxas saem com margarina vegetal – Coloque um pouco sobre a sujeira e deixe por alguns minutos. Depois lave normalmente com água e sabão.
Vinagre nos "jeans" - Marcas de bainhas antigas saem se você passar uma esponja com bastante vinagre branco e depois secar com ferro morno.
Café – Lave com água morna e glicerina.
Batom – Lave com benzina.
Mancha de mofo – Ferva a peça em uma solução de água e bicarbonato de sódio, na proporção de 2 colheres (chá) para 1 litro de água.
Caneta esferográfica em papel de parede – Passe levemente um pouco de acetona.
Miolo de pão limpa sapatos de camurça – Esfregue o miolo nos calçados e as manchas desaparecerão.
Manchas de ovo – Lavar com água fria e sabão; jamais usar água quente, porque esta vai fixar ainda mais a mancha. Também poderá
tirar a mancha usando uma pasta de sal (sal com gotinhas de água) colocada sobre a mancha.

Carvão – Tira-se esta mancha esfregando-a com miolo de pão fresco.
Bebidas alcoólicas – De um modo geral, essas manchas saem esfregando-se com éter. Depois enxaguar com água.
Tinta óleo – Esfregar aguarrás, gazolina ou benzina.
Tinta de parede – Deixar a mancha ficar de molho em aguarrás ou terebintina.
Tintas frescas – Saem com querosene, gasolina ou benzina.
Bolor – Ferver o tecido manchado numa água contendo um pedaço de couro de bacalhau, ou então, usar a própria água em que se ferveu o bacalhau. Também desaparece aplicando uma mistura de 1 parte de amoníaco para 16 de água.
CONSELHO

Sempre que for tirar uma mancha (não quando lavada), aplicando ou esfregando os produtos tira-manchas indicados, coloque antes um pano seco do lado avesso, bem embaixo do local da mancha para chupar o líquido, facilitando assim a sua retirada.

UMA SUGESTÃO

Se encontrar dificuldade para retirar uma mancha (não sendo gordura) por falta dos produtos recomendados, use uma pedra de gelo e esfregue pacientemente sobre ela; o gelo é um ótimo tira-manchas e, quem sabe, irá resolver seu problema. Se não fizer bem, mal não faz.

DICAS DE ALIMENTAÇÃO

Laranja pesada tem mais caldo
– Quando você comprar laranjas para fazer suco, escolha as mais pesadas: quanto maior for o peso das laranjas, maior quantidade de suco poderá ser extraída.

Guarde as sobras de pão – Aproveite as sobras de pão para acompanhar sopas e saladas: corte o pão em pequenos cubos e frite em alho e óleo até que fiquem torradinhos. Ponha-os para secar num papel absorvente e depois guarde-os em uma lata bem tampada.
Aproveite bem o suco de limão – Se você esquentar o limão, antes de espremê-lo, conseguirá extrair mais suco.
Corrija maionese talhada – Quando a maionese talhar, coloque numa vasilha quatro colheres (sopa) de manteiga derretida e vá juntando a maionese aos poucos. Isto fará com que a maionese volte a sua consistência normal.
Deixe o limão partido fresco – Para conservar um limão partido bem fresco, coloque a parte cortada num pires com vinagre. Isto evitará que ele resseque.
Para a batata frita ficar crocante – Corte as batatas 2 horas antes e coloque-as na geladeira em uma tigela com água e uma colher de sopa de álcool. Para fritar escorra-as bem. Jogue o sal depois de fritas.
Sem gosto de feijão queimado – Coloque na panela uma cebola inteira, lavada e descascada e deixe cozinhando com o feijão. Em pouco tempo o sabor de queimado desaparece.
Como preservar ervas frescas – Para preservar ervas frescas, tire as folhas não machucadas do talo e borrife água fria sobre elas.
Coloque-as em pequenos copinhos de papel, medindo-as por colheradas. Encha os copinhos com água e congele. Para usar as ervas, descongele em água corrente.

Para a massa de torta não ficar úmida depois de assada – Polvilhe a massa antes de colocar o recheio com farinha de rosca.
Para conservar um bolo fresco – Coloque no mesmo prato, metade de uma maçã.
Esqueceu de colocar sal no arroz e ele já está cozido? - Dissolva a quantia que seria necessária para cozinhá-lo em ½ xícara das de chá de água e pingue sobre o arroz. Leve de volta ao fogo e deixe cozinhar até que seque a umidade.
Salgou demais? – Elimine o excesso de sal em sopas e refogados acrescentando uma batata grande cortada em pedaços e levando de volta ao fogo. Depois, é só tirar a batata que absorveu o sal colocado a mais.
Torresmos mais sequinhos – Antes de fritá-los coloque 1 colher (sopa) de vinagre.
Feijão – Experimente colocar um tomate no feijão que vai cozinhar. Além de engrossar o caldo, fica mais saboroso.
Tempere o feijão colocando a cebola primeiro na fritura – Só quando ela já estiver dourada, acrescente o alho. Assim ele não queimará.
Ovos – Para deixar a clara em neve mais volumosa e firme, adicione uma pitada de sal na hora de bater.
A casca de ovos frescos é opaca e áspera - A dos ovos velhos é brilhante e lisa.
Verduras - O repolho e a couve-flor perdem o cheiro desagradável se você juntar uma fatia de pão no cozimento.

Folhas externas da alface e da escarola – Essas folhas possuem um grande valor nutritivo e não devem ser jogadas fora.
Folhas de alface murchas – As folhas de alface não murcham rapidamente se você forrar o compartimento de verduras da geladeira com uma toalha.
Salsichas conservadas por mais tempo – Pique-as e guarde-as no congelador dentro de saquinhos plásticos.
Conserve as frutas por mais tempo – Deixe as frutas de molho numa tigela com água e sal. Além de lavar, o sal desinfeta naturalmente. Depois seque-as e coloque-as na gaveta da geladeira forrada com papel toalha. Faça isso com verduras e legumes também.
Legumes – Os legumes devem ser cozidos com casca para que não percam suas vitaminas.
Cenouras murchas – Colocadas dentro de uma vasilha com água voltam ao normal.
Para aproveitar bem o brócolis – Cozinhe primeiro o talo, que é a parte mais dura, para depois acrescentar as folhas e as flores.
Café – Para conservar melhor o aroma e o sabor do café, junte um pouco de açúcar ao pó fresco antes de guardá-lo num recipiente fechado.
Para o bolo não murchar - Ao retirar o bolo do forno, cubra-o imediatamente com um pano seco. Isso evitará que ele tome vento e, conseqüentemente murche.
Casca do abacaxi – Excelente para fazer sorvetes e sucos.

Bananas - Se for usar bananas numa torta, mergulhe-as primeiro em suco de laranja ou de limão para evitar que fiquem escuras.
Chá - Use os chás frios às refeições, como: hortelã, gengibre, erva doce, erva cidreira, etc. Os chás são digestivos.
COMO TIRAR A PELE DOS PIMENTÕES RAPIDAMENTE

Coloque cerca de 3 centímetros de óleo em uma frigideira e aqueça-o bastante até quase ao ponto de fumaça. Faça um pequeno corte na lateral do pimentão para que ele não estoure. Coloque o pimentão na frigideira de óleo quente e deixe-o cozinhar por alguns segundos até o pimentão atingir uma coloração bege e a pele se tornar transparente. Vire-o e repita do outro lado. Retire o pimentão, deixe-o esfriar sobre uma toalha de papel e então retire a casca sob água corrente.

UM JEITO FÁCIL DE TIRAR A PELE DOS TOMATES

Corte a parte do meio pelo centro do tomate. Vire-o do outro lado e faça um X raso com a faca. Coloque o tomate em água fervente, deixando-o imerso por cerca de 10 segundos. Com uma espumadeira, retire o tomate e coloque-o em uma tigela de água com gelo. Após 30 segundos a pele se descolará facilmente sem deixar o tomate machucado.

CALOS QUEIMADURAS E CIA...

Um remédio caseiro contra calos
– Aqui está um bom método caseiro para extirpar os incômodos calos: amasse um dente de alho e misture com um pouco de óleo de oliva quente. Faça um escalda-pés e depois aplique a pasta de alho e óleo, encaixando-a com uma gaze. Continue fazendo todas as noites até que o calo caia.
Gelo anestesia machucados – Quando as crianças enfiarem espinhos ou farpas de madeira nos pés ou nas mãos, anestesie o local com gelo. Assim você evita que elas sintam dores.

Martelada com água fria - Quando acontecer de dar uma martelada no dedo, mergulhe-o imediatamente em água fria. Assim ele não ficará escuro.
Para curar ferroada de abelha – Quando você for picado por uma abelha, evite que o local fique inchado apertando-o com qualquer objeto de metal. Medicamento de urgência: compressas de amoníaco diluído em água. Pode-se, também, aplicar uma rodela de cebola sobre a parte afetada. Acalma a dor além de desinflamar.
Para aliviar a dor de picadas de mosquito - Esfregue no local uma pedra de gelo.
Clara de ovo é remédio - Quando uma criança cair e bater a cabeça, evite a formação de um galo com este truque: passe água fria sobre o machucado, depois aplique clara de ovo e cubra com uma faixa bem apertada. Isso evitará que o local fique inchado e roxo.
Queimaduras – Se você se queimar com respingos de gordura, passe logo no local essência de baunilha. Alivia rapidamente a dor. No caso de uma queimadura leve, passe imediatamente no local um pouco de mel e deixe por uma ou duas horas. O resultado é excelente. Poupa ralada de cenoura crua é também um ótimo remédio para queimaduras, acalma a dor e não deixa formar bolhas.
Fim das manchas roxas - Misture meia xícara de suco de abacaxi com meia xícara de suco de mamão. Faça uma leve massagem sobre a mancha e aplique o suco em compressas de algodão até que a mancha desapareça completamente.
Formigas – Espalhe um pouco de fumo picado nos armários e nos lugares freqüentados por elas. O resultado é imediato. Pedaços de limão murchos pela casa também fazem as formigas desaparecerem.

Traças – Para espantar as traças espalhe pelos armários e gavetas um pouco de pimenta-do-reino em grão ou naftalina.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Torta de domingo com pão de ló

Bolo de brigadeiro do Vinicius