Usar melhor o telefone
Todos nós achamos que os
telefones são para nos servir, e não somente para sermos atendidos e
gostaríamos de saber como faze-lo funcionar assim. É difícil pensar em outro
instrumento que consiga nos poupar tantos minutos na realização das atividades
diárias, ou nos roubar mais ainda.
Embora sem dúvida os telefones tornem possíveis de nossas atividades, as vezes, nos sentimos incontrolavelmente compelidos a trabalhar sem eles. Se, por um lado, você receber muitas ligações, fez outras que provavelmente salvam a vida de seus negócios. O segredo está em dominar o telefone de forma que você ganhe a cada dia uma parcela maior que o que consiga seu serviço.
FALAR PESSOALMENTE É MELHOR
As conversas por telefone
são um contato de nível inferior a uma conversa pessoal, por que nós perdemos
os sinais não verbais que enriquecem a comunicação, o contato visual,
expressões faciais, gestos das mãos e linguagem corporal. Porém a velocidade, a
conveniência e o baixo custo, transformaram o telefone na forma dominante de
comunicação nos negócios e cada vez mais na nossa vida pessoal. Há pessoas que
mantém fortes relacionamentos- sociais e profissionais- com indivíduos que vêem
há anos, e que conhecem somente pelos contatos telefônicos.
ADMINISTRE AS LIGAÇÕES QUE
VOCÊ FAZ
A primeira medida para
economizar tempo antes de fazer qualquer chamada, é avaliar a necessidade às
ligações. tenha claro na mente o propósito da chamada. Se você precisar tratar
de mais de um assunto, anote todos os tópicos numa folha a sua frente. Depois
vá direto aos pontos. Metade da cordialidade que muitos adotam para não soar
tão bruscas é, na verdade, perda de tempo para outra pessoa. Guarde os
comentários sobre o jogo e as conversas sociais para ocasiões mais apropriadas.
Experimente cronometrar suas ligações para tentar encerra-las logo.
Isso vai ajudá-lo a controlar mais eficientemente o tempo de ligações.
Mantenha um registro das
vezes que as pessoas para quem você liga estão realmente disponíveis, assim
pode evitar os horários em que ela esta ocupada ou fora do escritório.
Marque um compromisso com as
pessoas importantes e coloque na agenda as ligações que precisa fazer. Além de
aumentar as possibilidades de encontrar quem você quer, ambos estarão prontos
par tratar imediatamente de negócios.
Faça as ligações que
demandam ação de outra pessoa bem cedo. A pessoa chamada pode reunir os
documentos solicitados, refletir sobre decisões ou começar a trabalhar no que
for preciso logo de manhã
AS LIGAÇÕES RECEBIDAS
As ligações recebidas
(principalmente as indesejadas ou oportunas) são o terror de muitas pessoas na
vida pessoal e profissional. Embora alguns executivos afirmem sempre atender
pessoalmente as ligações sem passar por nenhum filtro, a adoção dessa prática
pode sujeitá-la a uma enorme perda de tempo.
Pense o seguinte: você não
permitiria que entrasse na sala a qualquer hora se estivesse ocupado. Porque
então permitir que ligações o interrompam na mesma situação?
Faça alguém filtrar as
ligações para você. É importante dizer para você esta “fora” e não em reunião
como costuma dizer, quando estiver ausente, retorne as ligações assim que
voltar e de preferência pontualmente, usando sempre de tato e cortesia. Por
fim, informe quais os horários do dia melhores para receber telefonemas.
EVITE FALAR DEMAIS
O hábito de ficar sempre puder longe do
telefone é a melhor tática para se evitar se falar demais ao telefone. Esteja
atento ao perigo de se envolver-se em todos os detalhes da vida de todas as
pessoas que ligam para você, e preserve a habilidade de se desvencilhar dos
assuntos rotineiros e irrelevantes.
As extensas conversas
sociais por telefone, principalmente durante o horário comercial, podem tornar
seu tempo mais escasso e reduzir drasticamente seus tempos de produtividade.
Você pode diminuir tempo de socialização
sem se tornar anti-social.
Se você não sabe, ficará surpreso ao descobrir
quantas informações se podem conseguir por telefone, que levaria horas para se
obter pessoalmente. Existem umas regras básica para se obter o número de
informações desejadas no menor espaço de tempo possível:
Use uma linguaje direta,
pergunte sempre o nome da pessoa que está falando, no caso de vir a precisar de
informações mais tarde, escreva antecipadamente os tópicos sobre os quais
deseja saber, vá direto ao ponto, e, finalmente tenha em mãos todos os números
relevantes, tais como RG, CIC, endereço, etc. Economize tempo usando todos
esses artifícios e além disso, não seria nada mal adquirir uma secretaria
eletrônica ou celular, aparelhos que economizam tempo e dinheiro. Tente!
CONHEÇA 4 TIPOS DE NEGÓCIOS
ALTAMENTE LUCRATIVOS
COMO FABRICAR PALITOS DE DENTE E DE PICOLÉ?
Palitos de dente e de picolé
são fabricados a partir de tábuas finas ou lâminas de madeira, encontradas em
empresas especializadas, em praticamente todo o Brasil.
A fabricação do palito de
dente pode ser aprendida facilmente se o empreendedor tiver todo o equipamento
apropriado. Com uma máquina chamada fresadora
múltipla, se produz as varetas redondas a partir da lâmina de madeira. Depois, essas varetas são levadas à
guilhotina para o corte e, depois de cortadas, passam por uma série de
lixadeiras para fazer as pontas. A
última etapa é quando os palitos vão para uma mesa vibratória onde são
selecionados. A produção do pauzinho de
sorvete já começa na guilhotina, que faz os cortes. Depois os produtos passam pelas lixadeiras
para realizar o acabamento.
COMO MONTAR UMA CASA DE FRIOS E LATICÍNIOS?
No início, a empresa pode
trabalhar com uma linha básica de frios (presunto, apresuntado, patês,
mortadela, salsicha) e de queijos (fresco, prato, mussarela, parmesão).
Para montar um pequeno
empreendimento de frios e laticínios, é preciso conhecer muito bem o mercado e
os produtos que serão comercializados.
Além disso, é extremamente importante estabelecer uma relação de
cumplicidade com o cliente, oferecendo qualidade, higiene impecável e o
principal atributo de qualquer empreendimento: o bom atendimento.
Com recursos entre R$
6.000,00 e R$ 9.000,00, pode-se fazer um bom estoque suficiente para os
primeiros 45 dias de funcionamento.
O faturamento mensal deve
ficar entre R$ 5.000,00 e R$ 8.000,00, com uma lucratividade média de 15%. Os custos fixos não devem chegar a R$
2.000,00.
COMO MONTAR UMA OFICINA DE CHAVEIRO?
O investimento para montar
uma oficina de chaveiro em equipamento e instalações gira em torno de R$
1.000,00. Com esse capital você pode
comprar o maquinário e ferramentas.
Uma oficina de chaveiro não
pede grandes espaços. Pode ser
facilmente adaptado em uma parte da garagem de casa, o que é muito comum.
O faturamento médio mensal
vai depender do volume de serviços da oficina, mas normalmente fica em torno de
R$ 2.500,00. Os preços devem ser fixados
de acordo com o tipo de trabalho oferecido.
O risco do negócio não é
grande, e se a loja estiver em áreas residenciais, comercias ou de indústrias
sem nenhuma loja desse ramo por perto, o risco diminui muito.
COMO MONTAR UMA PEQUENA INDÚSTRIA DE EMBALAGENS DE
ALUMÍNIO?
Os equipamentos utilizados
para um bom número de produção (até 12 mil peças por dia) são uma prensa
semi-automática, uma guilhotina automática e uma cortadeira
semi-automática. Geralmente as
indústrias que fabricam esse tipo de equipamento também fornecem a
matéria-prima ou indicam fornecedores.
O capital que deve ser
investido em equipamentos pode custar aproximadamente até R$ 10.000,00. Esse tipo de empreendimento precisa ter
sempre capital de giro, pois mais da metade do custo da produção é o alumínio.
O empreendedor precisa fazer
bons contatos para aumentar o número de clientes. Regiões com alta concentração de restaurantes
devem ser visitadas constantemente pelo vendedor da empresa. O mercado é competitivo.
MICRO EMPRESAS TÊM MAIS
OPÇÕES DE CRÉDITO
Convênios facilitam o acesso dos micro e
pequenos empresários aos financiamentos que podem ser liberados em até 10 dias.
A Caixa Econômica
Federal e o Simpi (Sindicado da micro e Pequena Empresa de São Paulo) assinaram
um convênio para facilitar o acesso dos micro e pequenos empresários aos
financiamento do Proger (Programa de Geração de Emprego e Renda). Profissionais
especializados vão ajudar na elaboração de projetos de viabilidades técnica e
financeira, necessários a aprovação de empréstimos. Este serviço vinha sendo
prestado em caráter experimental desde janeiro, e foi intensificado com a
oficialização do convênio no final de março. segundo Joseph Couri, presidente
do Simpi, o interesse dos empresários é grande e o índice de aprovação dos
projetos já foi elaborados e foi muito bom. “Temos obtidos sucesso
principalmente na financia mentos junto à Caixa Econômica federal, que tem sido
bastante ágil na análise de projetos”.
O convênio é
destinado a micro e pequenas empresas. Podem também ser beneficiados
profissionais recém-formados que tenha até cinco anos de conclusão da graduação
normal ou pós graduação.
O limite de
crédito para micro empresa é de R$ 30.000,00 com prazo de 36 meses para
investimento e 18 meses, já incluindo carência de até seis meses, para capital
de giro. Quanto aos encargos, a taxa de juros é de 4% ao ano e remuneração
básica é de 100% da TJLP ( taxa de juros de longo prazo).
Para pequena
empresa, o limite de crédito é de 50 mil com prazo de 48 meses para
investimento e de 24 meses, para capital de giro. A remuneração básica é de
100% da TJLP e a taxa de juros é de 4,5 % ao ano. Tanto para pequenas empresas
quanto para microempresas sem faturamento nos últimos 12 meses, o valor do
crédito é limitado a R$ 10 mil.
A documentação
necessária para micro e pequenas empresas é: comprovante de residência dos
sócios e dirigentes há no mínimo dois anos, quando se tratara de
estabelecimento com menos de um ano de existência; projeto aprovado pela
Entidade Credenciada, além dos documentos exigidos em normativo específico que
o Simpi fornece.
Sebrae - A Caixa
Econômica Federal (CEF) também fez um
convênio de cooperação técnico-financeira com o Sebrae - SP (Serviço Brasileiro
de Apoio ás Micro Empresas) para a implantação dos programas CEF Micro Giro Sebrae e CEF Giro.
O limite de
crédito dessas linhas é de R$ 5 mil a R$ 30 mil, com prazo de 12 meses e
parcelas corrigidas pela variação da TR (Taxa Referencial) mais 1% ao mês. para
empresa de atividade entre três meses a onze meses, a linha d crédito é de até
R$ 5 mil.
O objetivo da CEF
e do Sebrae-SP em facilitar o acesso ao crédito e estimular e apoiar o
microempresário para que possa ter condições de melhorar o seu negócio para
proporcionar mais empregos.
A intenção do CEF
Micro Giro Sebrae é beneficiar de 2 mil a 4 mil empresas com R$ 20 milhões de
recursos cedidos pela Sebrae e locados pela CEF. Esse convênio apresenta três
importantes diferenciais das outras linhas de crédito: limites diferenciados
para empréstimo dependendo do faturamento, seguro de crédito e menor tempo da
formação de empresa. O seguro evita que
o empresário tenha apresentado como garantia equipamentos, móveis, etc. O
percentual do seguro varia de 2,20% a 3,38% sobre o valor total do empréstimo.
Além das
vantagens da linha de crédito, a função do Sebrae-SP é de prestar assessoria e
orientar o empresário em analise técnica e gerencial do pedido sem custos.
Conforme o diagnóstico da análise das condições de empresa, o Sebrae-SP
encaminhará o empresário para CEF.
Outro atrativo
desse convênio é a praticidade: depois que a ficha cadastral do empresário for
aprovada, o empréstimo pode ser liberado em até 10 dias.
Simpi: (011)
887.8899
Sebrae-SP:(011)
0800.78.0202
POR QUE É
IMPORTANTE REGISTRAR A MARCA
Você já definiu qual equipamento irá adquirir, definiu o local onde irá
vender seus produtos, identificou linhas de crédito, solicitou registro da empresa
junto à Junta Comercial, enfim, seu sonho de Ter um negócio próprio está
concretizado.
Um último detalhe: Qual a
marca que você dará ao produto que estará brevemente colocando no mercado? Você
já pensou que a escolha da marca pode determinar o sucesso ou fracasso de um
produto?.
A proteção à marca é
garantida Lei 9.279 de 14/05/96, que
regulamenta os direitos e obrigações relativos à propriedade industrial.
Considera-se marca quaisquer
símbolos, nomes, figuras, formas tridimensionais ou sinais visualmente
perceptíveis utilizados por fabricantes, comerciantes, profissionais autônomos,
entidades ou empresas para identificar os produtos ou serviços de suas
atividades.
A marca registrada constitui
um elemento fundamental para o lançamento de um produto e conquista de um
mercado, uma vez que nela se apoiam as campanhas publicitárias.
A confiança que se deposita
na marca registrada garante:
-
Ao consumidor, a certeza de que estará adquirindo um produto dentro de
sua expectativa de qualidade;
-
Ao dono da marca, a certeza de que estará sendo preferencialmente
identificado pelos
clientes.
Ao requerer uma marca, o
empresário estará garantindo a exclusividade para sua empresa para utilizar
aquele nome que definiu como marca para colocar seu produto no mercado,
evitando com isto que o consumidor desavisado, confunda seus produtos com o do
concorrente.
O Cendi- Centro de
Desenvolvimento da Informação, é uma empresa especializada em registro de
marcas e patentes, que atua no mercado há dez anos, e ao adquirir este GUIA DO
INVESTIDOR, você terá direito a uma pesquisa gratuita em todo território
nacional, para saber se a marca que você pretende utilizar já foi requerida por
alguém, basta preencher e enviar via fax ou correio o formulário abaixo.
SIM
QUERO FAZER UMA BUSCA DE MARCA
Nome....................................................................................................................................
Endereço...............................................................................................................................
Bairro............................................................CIDADE
......................................... CEP...................UF.....TEL:
( ) 225.7092 FAX ( ) 225.7092 E
mail............................
Marca a ser
pesquisada.................................................................................
Ramo de
atividade.....................................................................................................................
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