Usar melhor o telefone




Todos nós achamos que os telefones são para nos servir, e não somente para sermos atendidos e gostaríamos de saber como faze-lo funcionar assim. É difícil pensar em outro instrumento que consiga nos poupar tantos minutos na realização das atividades diárias, ou nos roubar mais ainda.

Embora sem dúvida os telefones tornem possíveis  de nossas atividades, as vezes, nos sentimos incontrolavelmente compelidos a trabalhar sem eles. Se, por um lado, você receber muitas ligações, fez outras que provavelmente salvam a vida de seus negócios. O segredo está em dominar o telefone de forma que você ganhe a cada dia uma parcela maior que o que consiga seu serviço.


FALAR PESSOALMENTE É MELHOR


As conversas por telefone são um contato de nível inferior a uma conversa pessoal, por que nós perdemos os sinais não verbais que enriquecem a comunicação, o contato visual, expressões faciais, gestos das mãos e linguagem corporal. Porém a velocidade, a conveniência e o baixo custo, transformaram o telefone na forma dominante de comunicação nos negócios e cada vez mais na nossa vida pessoal. Há pessoas que mantém fortes relacionamentos- sociais e profissionais- com indivíduos que vêem há anos, e que conhecem somente pelos contatos telefônicos.


ADMINISTRE AS LIGAÇÕES QUE VOCÊ FAZ


A primeira medida para economizar tempo antes de fazer qualquer chamada, é avaliar a necessidade às ligações. tenha claro na mente o propósito da chamada. Se você precisar tratar de mais de um assunto, anote todos os tópicos numa folha a sua frente. Depois vá direto aos pontos. Metade da cordialidade que muitos adotam para não soar tão bruscas é, na verdade, perda de tempo para outra pessoa. Guarde os comentários sobre o jogo e as conversas sociais para ocasiões mais apropriadas.

Experimente cronometrar  suas ligações para tentar encerra-las logo. Isso vai ajudá-lo a controlar mais eficientemente o tempo de ligações.

Mantenha um registro das vezes que as pessoas para quem você liga estão realmente disponíveis, assim pode evitar os horários em que ela esta ocupada ou fora do escritório.

Marque um compromisso com as pessoas importantes e coloque na agenda as ligações que precisa fazer. Além de aumentar as possibilidades de encontrar quem você quer, ambos estarão prontos par tratar imediatamente de negócios.

Faça as ligações que demandam ação de outra pessoa bem cedo. A pessoa chamada pode reunir os documentos solicitados, refletir sobre decisões ou começar a trabalhar no que for preciso logo de manhã


AS LIGAÇÕES RECEBIDAS


As ligações recebidas (principalmente as indesejadas ou oportunas) são o terror de muitas pessoas na vida pessoal e profissional. Embora alguns executivos afirmem sempre atender pessoalmente as ligações sem passar por nenhum filtro, a adoção dessa prática pode sujeitá-la a uma enorme perda de tempo.

Pense o seguinte: você não permitiria que entrasse na sala a qualquer hora se estivesse ocupado. Porque então permitir que ligações o interrompam na mesma situação?

Faça alguém filtrar as ligações para você. É importante dizer para você esta “fora” e não em reunião como costuma dizer, quando estiver ausente, retorne as ligações assim que voltar e de preferência pontualmente, usando sempre de tato e cortesia. Por fim, informe quais os horários do dia melhores para receber telefonemas.


EVITE FALAR DEMAIS


 O hábito de ficar sempre puder longe do telefone é a melhor tática para se evitar se falar demais ao telefone. Esteja atento ao perigo de se envolver-se em todos os detalhes da vida de todas as pessoas que ligam para você, e preserve a habilidade de se desvencilhar dos assuntos rotineiros e irrelevantes.

As extensas conversas sociais por telefone, principalmente durante o horário comercial, podem tornar seu tempo mais escasso e reduzir drasticamente seus tempos de produtividade. Você pode diminuir  tempo de socialização sem se tornar anti-social.


INFORMAÇÕES POR TELEFONE

 Se você não sabe, ficará surpreso ao descobrir quantas informações se podem conseguir por telefone, que levaria horas para se obter pessoalmente. Existem umas regras básica para se obter o número de informações desejadas no menor espaço de tempo possível:

Use uma linguaje direta, pergunte sempre o nome da pessoa que está falando, no caso de vir a precisar de informações mais tarde, escreva antecipadamente os tópicos sobre os quais deseja saber, vá direto ao ponto, e, finalmente tenha em mãos todos os números relevantes, tais como RG, CIC, endereço, etc. Economize tempo usando todos esses artifícios e além disso, não seria nada mal adquirir uma secretaria eletrônica ou celular, aparelhos que economizam tempo e dinheiro. Tente!



CONHEÇA 4 TIPOS DE NEGÓCIOS ALTAMENTE LUCRATIVOS


COMO FABRICAR PALITOS DE DENTE E DE PICOLÉ?


Palitos de dente e de picolé são fabricados a partir de tábuas finas ou lâminas de madeira, encontradas em empresas especializadas, em praticamente todo o Brasil.

A fabricação do palito de dente pode ser aprendida facilmente se o empreendedor tiver todo o equipamento apropriado.  Com uma máquina chamada fresadora múltipla, se produz as varetas redondas a partir da lâmina de madeira.  Depois, essas varetas são levadas à guilhotina para o corte e, depois de cortadas, passam por uma série de lixadeiras para fazer as pontas.  A última etapa é quando os palitos vão para uma mesa vibratória onde são selecionados.  A produção do pauzinho de sorvete já começa na guilhotina, que faz os cortes.  Depois os produtos passam pelas lixadeiras para realizar o acabamento.


COMO MONTAR UMA CASA DE FRIOS E LATICÍNIOS?



No início, a empresa pode trabalhar com uma linha básica de frios (presunto, apresuntado, patês, mortadela, salsicha) e de queijos (fresco, prato, mussarela, parmesão).

Para montar um pequeno empreendimento de frios e laticínios, é preciso conhecer muito bem o mercado e os produtos que serão comercializados.  Além disso, é extremamente importante estabelecer uma relação de cumplicidade com o cliente, oferecendo qualidade, higiene impecável e o principal atributo de qualquer empreendimento: o bom atendimento.

Com recursos entre R$ 6.000,00 e R$ 9.000,00, pode-se fazer um bom estoque suficiente para os primeiros 45 dias de funcionamento.

O faturamento mensal deve ficar entre R$ 5.000,00 e R$ 8.000,00, com uma lucratividade média de 15%.  Os custos fixos não devem chegar a R$ 2.000,00.



COMO MONTAR UMA OFICINA DE CHAVEIRO?


O investimento para montar uma oficina de chaveiro em equipamento e instalações gira em torno de R$ 1.000,00.  Com esse capital você pode comprar o maquinário e ferramentas.

Uma oficina de chaveiro não pede grandes espaços.  Pode ser facilmente adaptado em uma parte da garagem de casa, o que é muito comum.

O faturamento médio mensal vai depender do volume de serviços da oficina, mas normalmente fica em torno de R$ 2.500,00.  Os preços devem ser fixados de acordo com o tipo de trabalho oferecido.

O risco do negócio não é grande, e se a loja estiver em áreas residenciais, comercias ou de indústrias sem nenhuma loja desse ramo por perto, o risco diminui muito.


COMO MONTAR UMA PEQUENA INDÚSTRIA DE EMBALAGENS DE ALUMÍNIO?


Os equipamentos utilizados para um bom número de produção (até 12 mil peças por dia) são uma prensa semi-automática, uma guilhotina automática e uma cortadeira semi-automática.  Geralmente as indústrias que fabricam esse tipo de equipamento também fornecem a matéria-prima ou indicam fornecedores.

O capital que deve ser investido em equipamentos pode custar aproximadamente até R$ 10.000,00.  Esse tipo de empreendimento precisa ter sempre capital de giro, pois mais da metade do custo da produção é o alumínio.

O empreendedor precisa fazer bons contatos para aumentar o número de clientes.  Regiões com alta concentração de restaurantes devem ser visitadas constantemente pelo vendedor da empresa.  O mercado é competitivo.



MICRO EMPRESAS TÊM MAIS
               OPÇÕES DE CRÉDITO

Convênios facilitam o acesso dos micro e pequenos empresários aos financiamentos que podem ser liberados em até 10 dias.

A Caixa Econômica Federal e o Simpi (Sindicado da micro e Pequena Empresa de São Paulo) assinaram um convênio para facilitar o acesso dos micro e pequenos empresários aos financiamento do Proger (Programa de Geração de Emprego e Renda). Profissionais especializados vão ajudar na elaboração de projetos de viabilidades técnica e financeira, necessários a aprovação de empréstimos. Este serviço vinha sendo prestado em caráter experimental desde janeiro, e foi intensificado com a oficialização do convênio no final de março. segundo Joseph Couri, presidente do Simpi, o interesse dos empresários é grande e o índice de aprovação dos projetos já foi elaborados e foi muito bom. “Temos obtidos sucesso principalmente na financia mentos junto à Caixa Econômica federal, que tem sido bastante ágil na análise de projetos”.

O convênio é destinado a micro e pequenas empresas. Podem também ser beneficiados profissionais recém-formados que tenha até cinco anos de conclusão da graduação normal ou pós graduação.

O limite de crédito para micro empresa é de R$ 30.000,00 com prazo de 36 meses para investimento e 18 meses, já incluindo carência de até seis meses, para capital de giro. Quanto aos encargos, a taxa de juros é de 4% ao ano e remuneração básica é de 100% da TJLP ( taxa de juros de longo prazo).

Para pequena empresa, o limite de crédito é de 50 mil com prazo de 48 meses para investimento e de 24 meses, para capital de giro. A remuneração básica é de 100% da TJLP e a taxa de juros é de 4,5 % ao ano. Tanto para pequenas empresas quanto para microempresas sem faturamento nos últimos 12 meses, o valor do crédito é limitado a R$ 10 mil.

A documentação necessária para micro e pequenas empresas é: comprovante de residência dos sócios e dirigentes há no mínimo dois anos, quando se tratara de estabelecimento com menos de um ano de existência; projeto aprovado pela Entidade Credenciada, além dos documentos exigidos em normativo específico que o Simpi fornece.

Sebrae - A Caixa Econômica Federal (CEF)  também fez um convênio de cooperação técnico-financeira com o Sebrae - SP (Serviço Brasileiro de Apoio ás Micro Empresas) para a implantação dos programas  CEF Micro Giro Sebrae e CEF Giro.

O limite de crédito dessas linhas é de R$ 5 mil a R$ 30 mil, com prazo de 12 meses e parcelas corrigidas pela variação da TR (Taxa Referencial) mais 1% ao mês. para empresa de atividade entre três meses a onze meses, a linha d crédito é de até R$ 5 mil.

O objetivo da CEF e do Sebrae-SP em facilitar o acesso ao crédito e estimular e apoiar o microempresário para que possa ter condições de melhorar o seu negócio para proporcionar mais empregos.

A intenção do CEF Micro Giro Sebrae é beneficiar de 2 mil a 4 mil empresas com R$ 20 milhões de recursos cedidos pela Sebrae e locados pela CEF. Esse convênio apresenta três importantes diferenciais das outras linhas de crédito: limites diferenciados para empréstimo dependendo do faturamento, seguro de crédito e menor tempo da formação de empresa. O seguro  evita que o empresário tenha apresentado como garantia equipamentos, móveis, etc. O percentual do seguro varia de 2,20% a 3,38% sobre o valor total do empréstimo.

Além das vantagens da linha de crédito, a função do Sebrae-SP é de prestar assessoria e orientar o empresário em analise técnica e gerencial do pedido sem custos. Conforme o diagnóstico da análise das condições de empresa, o Sebrae-SP encaminhará o empresário para CEF.

Outro atrativo desse convênio é a praticidade: depois que a ficha cadastral do empresário for aprovada, o empréstimo pode ser liberado em até 10 dias.

Simpi: (011) 887.8899

Sebrae-SP:(011) 0800.78.0202



POR QUE É IMPORTANTE REGISTRAR A MARCA

Você já definiu qual equipamento irá adquirir, definiu o local onde irá vender seus produtos, identificou linhas de crédito, solicitou registro da empresa junto à Junta Comercial, enfim, seu sonho de Ter um negócio próprio está concretizado.
Um último detalhe: Qual a marca que você dará ao produto que estará brevemente colocando no mercado? Você já pensou que a escolha da marca pode determinar o sucesso ou fracasso de um produto?.

A proteção à marca é garantida  Lei 9.279 de 14/05/96, que regulamenta os direitos e obrigações relativos à propriedade industrial.

Considera-se marca quaisquer símbolos, nomes, figuras, formas tridimensionais ou sinais visualmente perceptíveis utilizados por fabricantes, comerciantes, profissionais autônomos, entidades ou empresas para identificar os produtos ou serviços de suas atividades.

A marca registrada constitui um elemento fundamental para o lançamento de um produto e conquista de um mercado, uma vez que nela se apoiam as campanhas publicitárias.

A confiança que se deposita na marca registrada garante:
-          Ao consumidor, a certeza de que estará adquirindo um produto dentro de sua expectativa de qualidade;

-          Ao dono da marca, a certeza de que estará sendo preferencialmente identificado pelos                                                                                                                  clientes.

Ao requerer uma marca, o empresário estará garantindo a exclusividade para sua empresa para utilizar aquele nome que definiu como marca para colocar seu produto no mercado, evitando com isto que o consumidor desavisado, confunda seus produtos com o do concorrente.

O Cendi- Centro de Desenvolvimento da Informação, é uma empresa especializada em registro de marcas e patentes, que atua no mercado há dez anos, e ao adquirir este GUIA DO INVESTIDOR, você terá direito a uma pesquisa gratuita em todo território nacional, para saber se a marca que você pretende utilizar já foi requerida por alguém, basta preencher e enviar via fax ou correio o formulário abaixo.
SIM QUERO FAZER UMA BUSCA DE MARCA
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